Empresário de Recife, Renato Fragoso de Menezes, viveu sua infância no interior de Pernambuco, mais precisamente em Serra Talhada, lugar que, pelo modo de vida interiorano, fez aflorar sua paixão por Cavalos.

O contato com a cidade de Gravatá ocorreu na adolescência, onde fez muitos amigos além da vida noturna normal da idade um dos motivos que o levava a cidade era a possibilidade de andar a cavalo no sítio de um amigo em chã grande além de participar de cavalgadas.

Seu pai, Eliel Menezes dos Santos, possuía uma Fazenda em Igarassu, onde possuía uma criação de Cavalos Quarto de Milha, após a venda desta fazenda, Renato levou um destes animais para Gravatá, onde corriqueiramente passava seus fins de semana.

Logo o Quarto de Milha foi trocado por um Mangalarga Marchador, com o contato com outros criadores não demorou para que adquirisse em uma oportunidade sua primeira Égua de Exposição e com ela a idéia de ter seu próprio Haras.

O nome Iluminata veio de sua avó paterna, uma guerreira que criou 8 de seus 12 filhos pois 4 faleceram devido a dificuldade vivida pela família em Sertania, estes sobreviventes da seca, fome graças aos esforços dessa mulher sertaneja e batalhadora conseguiram seguir com seus estudos e tornaram-se cidadãos e profissionais com condições muito melhores de vida. A nomenclatura RFM vem das iniciais do seu nome, completando assim o nome do HARAS ILUMINATA RFM.

Um dos fatores importantes do sucesso do haras em poucos anos foi a parceria fundamental com o Centro de Treinamento JB, que hoje prestam os serviços de treinamento dos animais de exposição e tratamento das matrizes, doadoras e potros(as), o haras fica instalado ao lado do CTE JB em Gravatá - Pernambuco facilitando este trabalho diário.

Então com a benção de DEUS, muito trabalho e dedicação ao Mangalarga Marchador, que proporciona um grande ciclo de amizade junto a outros criadores e momentos de alegrias, que o proprietário tem o prazer de abrir as portas, também on line, do Haras Iluminata para as pessoas que assim como ele admiram a raça genuinamente brasileira.